Equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas do Ibama conseguiram retirar sete crianças e duas mulheres que estavam ilhadas em uma região do Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal mato-grossense. O parque conta com 108 mil hectares, localizado entre Poconé e Barão de Melgaço.
A família foi retirada do local de barco.
Logo depois, os militares e os brigadistas voltaram ao local para tentar conter o fogo, que já se aproximava da casa da família.
Os militares realizam aceiros no local, que são faixas de limpeza que ajudam no combate aos incêndios.
Os incêndios que atingem a região do Pantanal mato-grossense há cerca de dois meses foram provocados por pessoas, segundo apontam perícias feitas pelo Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT).
As perícias identificaram queima de pasto, fogo em raízes de árvore para retirar mel de abelha e incêndios em máquina agrícola e em veículo.
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), entres os meses de janeiro a setembro de 2020, mais de 5 mil focos de calor foram localizados em propriedades privadas, cerca de 3 mil em terras indígenas e 890 em unidades de conservação. Mais de R$ 107 milhões em multas já foram aplicados por uso irregular do fogo. No total, o Estado aplicou R$ 805 milhões em multas por crimes ambientais, como queimadas e desmatamento ilegal.
Segundo a Sema, mais de 2,5 mil pessoas estão envolvidas no combate aos incêndios florestais no estado. As equipes contam com apoio de 40 viaturas e 50 aeronaves.