O Corpo de Bombeiros capturou três cobras no interior do estado nesta semana. Uma Jiboia com mais de 2m em Alta Floresta na terça-feira (11) e outra de 1,5m na quarta-feira (12). No mesmo dia (12), uma jararaca foi resgatada pelo corpo em Campo Novo do Parecis.
A jiboia encontrada nesta quarta-feira (12) foi dominada pelos bombeiros na avenida Minas Gerais, no Bairro Cidade Alta. A serpente não apresentava ferimentos, de acordo com a ocorrência. O animal foi solto em uma reserva numa estrada vicinal próxima ao local do fato.
Em Alta Floresta, na segunda-feira (10), outra jiboia foi resgatada pelos bombeiros. O réptil tinha dois metros de comprimento.
Em Campo Novo, por volta das 14 horas, o Corpo de Bombeiros foi acionado pois moradores de uma residência teriam encontrado o animal peçonhento. Os militares fizeram os devidos procedimentos e devolveram o animal para seu habitat.
Peçonhenta, a jararaca pode provocar danos com sua picada. Ao liberar seu veneno a jararaca pode provocar lesões no local da mordida, tais como hemorragia e necrose que podem levar, em casos mais graves, a amputações dos membros afetados.
Por sua vez, a jiboia não tem veneno. Mata suas presas usando a constrição, que consiste em se enrolar com força nas vítimas até que o fluxo sanguíneo seja travado.