Dois tamanduás-mirins foram resgatados no município de Alta Floresta e Feliz Natal, a 800 km e 518 km de Cuiabá, respectivamente. Os animais foram encaminhados ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop, a 503 km da capital.
O tamanduá maior, que seria adulto, fraturou uma das patas e passou por radiografia. O outro tamanduá filhote não teve ferimentos, mas está em processo de reabilitação num espaço específico.
De acordo com a veterinária, Elaine Dione, responsável pelo setor de atendimento de animais silvestres do hospital, o tamanduá adulto, possivelmente, foi vítima de atropelamento. Ele deu entrada na unidade, na sexta-feira (2).
O filhote deu entrada no dia 18 de julho e foi resgatado depois que a mãe foi atropelada. Ambos estão sob observação e tratamento hospitalar.
Ainda segundo a veterinária, os animais foram resgatados por fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) de Sinop e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Alta Floresta.