Com capacidade de produção de 1 mega ampliando neste momento para 2, a Usina Bom Princípio, instalada em Lucas do Rio Verde é pioneira na produção de eletricidade, através da energia solar.
O empreendimento instalado na propriedade rural da família Lupatini, tem como parceiro a JRS Energia Solar, que trás até Lucas do Rio Verde tecnologia de ponta para a produção de energia sustentável na modalidade aluguel de Energia solar.
O município, por meio desta parceria, está à frente na busca de alternativas sustentáveis para a produção de energia.
Mário Roque Lupatini, sócio proprietário da usina Bom Princípio, comentou que era um sonho a produção da própria energia. Graças a parceria com a JRS, não só produz, mas também redistribui energia a outros parceiros.
“Eles (JRS) também estavam começando na cidade, como sempre sabemos como são as dificuldades, tanto eles como para nós, mas estávamos com uma visão boa de negócio. Nós acreditamos na JRS e fizemos uma parceria. Eu sempre deixei bem claro que não queria qualquer usina, qualquer coisa. Eu queria a melhor, não é por nada, mas a gente tinha visto várias ocorrências que não pareciam legal em outros lugares”, revelou Lupatini.
Diante da necessidade de implantar uma usina com tecnologia de ponta, a JRS Energias Renováveis enviou um de seus consultores a Intersolar em busca dos melhores exemplos de projetos que pudessem ser aplicados na região de Lucas do Rio Verde.
“A Bom Princípio, como o próprio nome já diz, resgata os princípios da nossa família que somos em quatro irmãos. Tudo que a gente vem fazendo, planejando desde a época em que a gente veio para Mato Grosso é manter unidos os irmãos. Passamos por muitas batalhas, pois quando viemos para Mato Grosso, nem energia existia na região. O sonho era que um dia a gente teria uma energia, talvez própria, alguma coisa nesse sentido. Essa usina é de um mega, é muita energia. É muito investimento, mas que vale a pena. A gente tem uma energia limpa, de qualidade e vamos trabalhar na distribuição. Vamos fazer negócios com outras pessoas e que Deus ajude para fazer o melhor para a região de Lucas do Rio Verde”, concluiu Lupatini.
Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), apontam que a capacidade instalada da geração distribuída (GD) solar cresceu quase um Gigawatt (GW) nos dois primeiros meses do ano, atingindo 18 GW.
Isso significa um horizonte de crescimento dessa fonte no Brasil. Os números também mostram o impulsionamento da fonte solar fotovoltaica como a segunda maior em potência instalada no país, atrás apenas da geração hidrelétrica.
A JRS trabalha com produtos com garantia de até 25 anos. Os inversores, que transforma a energia solar em energia elétrica tem tecnologia de Ponta. Atende indústrias, comércio, agronegócios e residências.
Com a tecnologia ofertada pela JRS é possível, através de uma produção limpa e renovável, economizar muito na conta de energia.
Mais sobre energia solar em Mato Grosso
- Prédios do MPF em Mato Grosso já estão recebendo placas solares
- Mato Grosso simplifica licenciamento para geração de energia solar
- Agricultor investe em energia solar e espera reduzir em 80% a conta de luz
- Do sonho a produção da própria energia; Usina Bom Princípio gera 1 mega de energia em Lucas do Rio Verde
- Mato Grosso supera 1,8 gigawatt de potência na geração própria de energia solar