Dia do Pantanal: conheça 5 curiosidades sobre o maior berço da biodiversidade brasileira

Nos anos 2000, a Unesco concedeu ao bioma o título de “Reserva da Biosfera”, além de tombá-lo como Patrimônio da Humanidade

Fonte: CenárioMT com Assessoria

A onça um animal crepuscular e solitário. Caça através de emboscadas, sendo um importante predador no topo da cadeia alimentar e pode comer qualquer animal que seja capaz de capturar, desempenhando um papel na estabilização dos ecossistemas e na regulação das populações de espécies de presas.
Foto: Secom/MT

Você sabia que o Pantanal possui todos os elementos naturais que permitem a vida no planeta, como o solo, a água e a atmosfera? Não é à toa que nos anos 2000, a Unesco concedeu ao bioma o título de “Reserva da Biosfera”, além de tombá-lo como Patrimônio da Humanidade. E como hoje, sexta-feira (12/11), é comemorado o Dia do Pantanal, o Programa REM MT (do inglês REDD para Pioneiros) separou 5 curiosidades sobre o bioma. Confira:

WhatsApp Image 2021 11 11 at 10.46.44
Foto: Secom MT

O Pantanal está presente em 3 países diferentes

Ao todo, o Pantanal possui 624.320 km², uma área maior que a Espanha (505.990 km²). Desse total, cerca de 62% do seu território fica no Brasil, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O que muita gente não sabe é que ele também se estende pela Bolívia (20%) e pelo Paraguai (18%). No território brasileiro é a única área que reúne espécies de plantas, árvores e animais dos outros biomas, principalmente da Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia.

O Pantanal é o bioma possui uma das maiores biodiversidades do planeta

WhatsApp Image 2021 11 11 at 10.46.39
Foto: Secom MT

Essa variedade de fauna e flora transforma a região num mosaico de matas, cerradões e savanas. Na paisagem podem ser avistadas árvores como Aroeiras e Ipês, que também compõem a vegetação amazônica e do Cerrado, respectivamente. Só para se ter uma ideia da diversidade, ao todo são 325 espécies de peixes, 53 de anfíbios, 98 de répteis, 656 de aves, 159 de mamíferos e mais de 3.500 espécies de árvores, vegetações aquáticas e terrestres. As informações são da Organização Não Governamental (ONG) WWF-Brasil.

O Pantanal tem a maior diversidade aquática

WhatsApp Image 2021 11 11 at 10.46.38
Foto: Secom MT

Na biodiversidade aquática, a quantidade de espécies de peixes no Pantanal consegue superar o número de espécimes de todos os rios europeus juntos. O destaque fica para o jaú: um gigante de 120 quilos que pode chegar até dois metros de comprimento. É considerado o maior peixe do Pantanal.

O Pantanal tem a “vista pantaneira”

Um grande diferencial do Pantanal é a sua paisagem panorâmica e aberta: a famosa “vista pantaneira”. Ela permite aos visitantes uma contemplação ampla da exuberante fauna e flora do bioma. Isso não ocorre na Amazônia e na Mata Atlântica, por exemplo, que são biomas com característica de vegetação fechada.

WhatsApp Image 2021 11 11 at 10.46.40
Foto: Secom MT

O Pantanal possui a maior área úmida do planeta

O Pantanal é a maior planície inundável do planeta. Trata-se de um reservatório de água doce com altitudes que alcançam 150 metros. Seus recursos hidrológicos são importantes para o abastecimento das cidades, onde vivem aproximadamente três milhões de pessoas (Brasil, Bolívia e Paraguai).

WhatsApp Image 2021 11 11 at 10.46.36
Foto: Secom MT

REM MT e o Pantanal

Diante da importância do Pantanal para a manutenção da biodiversidade, o Programa REM MT desenvolve uma série de ações que ajudam na preservação do bioma em Mato Grosso. Dentre elas, estão: o fortalecimento institucional dos povos indígenas, que são responsáveis pela maior área preservada do estado, e a estruturação do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA-MT), um dos principais órgãos na linha de frente do combate aos incêndios no Pantanal.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.