Dia do Campo Limpo em Lucas terá visitação na Central de Recebimento de Embalagens

São esperadas turmas de alunos de escolas municipais ao longo do dia

Fonte: CenárioMT

recebimento de embalagem e1692362524437
Foto: Ilustração/inpEV
recebimento de embalagem e1692362524437
Foto: Ilustração/inpEV

Comemora-se hoje, 18 de agosto, o Dia Nacional do Campo Limpo. A data é comemorada desde 2008. Em Lucas do Rio Verde a data será marcada por visitação de alunos à Central de Recebimento de Embalagens Vazias, que fica localizada na Linha 33, setor 13, zona rural do município. As ações são coordenadas pela Cearpa, Fundação Rio Verde e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

A programação inicia às 8 horas seguindo até às 11 horas. No período da tarde, a visitação será realizada das 13 às 16 horas.

Na visita os alunos são informados sobre o funcionamento da central e os cuidados necessários para o manuseio do material.

Do lado dos produtores rurais, as orientações acontecem no momento da compra dos produtos. Além do uso de equipamento de proteção individual, o produtor recebe orientação sobre a lavagem da embalagem após o uso e o armazenamento até a entrega na central de recebimentos, feito mediante agendamento.

A central de recebimento de Lucas do Rio Verde está entre as que mais recebem as embalagens de agrotóxicos após o uso nas propriedades rurais.

O Dia Nacional do Campo Limpo foi criado pelo inpEV com o objetivo de reconhecer a participação dos diferentes agentes – agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público – da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e celebrar os resultados alcançados com a atuação conjunta.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.