Os oito deputados e três senadores da bancada federal de Mato Grosso não alocaram emendas parlamentares para dez cidades do estado em 2024. Nobres, conhecido por seu potencial turístico, está entre os municípios não beneficiados.
Uma reportagem publicada neste fim de semana, destacou que até 5 de julho, o Governo Federal destinou R$ 23 bilhões em emendas aos municípios brasileiros. No entanto, Nobres, Cotriguaçu, Castanheira, Jangada, Novo Mundo, Rio Branco, Araguaiana, Conquista D’Oeste, Novo Horizonte do Norte e Novo Santo Antônio não foram contemplados.
Enquanto isso, aproximadamente R$ 450 milhões foram direcionados a outras cidades do estado pelos congressistas de Mato Grosso. As emendas podem ser propostas por cada parlamentar de forma individual ou pela bancada como um todo, podendo ser destinadas diretamente aos municípios ou ao estado.
Conforme o levantamento da Folha, os recursos costumam ser alocados em regiões que fazem parte das bases eleitorais dos parlamentares, visando aumentar sua influência política, principalmente em anos de eleição. Essa prática frequentemente resulta na priorização de redutos eleitorais em detrimento de áreas com maior carência de recursos.