O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) investe em tecnologia e inovação para modernizar os serviços prestados à população. Nos últimos cinco anos, a autarquia disponibilizou mais de 40 serviços online, ampliou a frota de veículos no Estado e investiu em reformas das unidades.
Segundo o presidente do Detran-MT, Gustavo Reis Lobo de Vasconcelos, a modernização dos serviços é uma prioridade da gestão. “Queremos transformar o Detran em uma autarquia cada vez mais moderna e menos burocrática”, afirma.
Entre os principais avanços alcançados na área da habilitação, estão a modernização das aulas teóricas, com o monitoramento eletrônico pelo Detran-MT por meio do reconhecimento facial e biometria do candidato e instrutor, e a implantação da prova teórica digital e em Libras.
Na área de veículos, a autarquia ampliou a frota de veículos no Estado de 1,950 milhão para 2,650 milhões. Também foram implantadas melhorias na vistoria veicular, com o credenciamento de 64 empresas especializadas no ramo, e no pagamento de débitos veiculares parcelados no cartão de crédito.
Além disso, o Detran-MT investiu mais de R$ 21 milhões em obras de revitalização, acessibilidade e manutenção predial das unidades em todo o Estado.
Para 2024, a autarquia planeja continuar investindo em tecnologia e inovação para ampliar a oferta de serviços online e desburocratizar os processos.