O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), por meio da Coordenadoria de Patrimônio, realizou, na segunda-feira (24.3), o desfazimento e doação de 372 bens móveis inservíveis e irrecuperáveis que foram recolhidos das unidades do Detran, em Cuiabá e no interior do Estado.
Entre os itens que não eram mais utilizados estavam mesas, cadeiras, aparelhos de ar condicionado, longarinas, bebedouros, armários, entre outros.
Os itens foram doados para Associação de Reciclagem Mato Grosso (ASSORMAT), credenciada por meio de chamamento público realizado em 2024 pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag-MT).
A doação de bens inservíveis para cooperativas e associações de reciclagem já é uma prática recorrente da atual gestão do Detran-MT. Já foram mais de 7 mil bens inservíveis recolhidos e doados para reciclagem.
“A gestão do Detran-MT segue comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social ao doar os bens inservíveis para a reciclagem. A iniciativa não só contribui para o meio ambiente, como também evita riscos à saúde pública”, destacou o diretor de Administração Sistêmica do Detran-MT, Paulo Henrique Lima Marques.
Segundo o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, essa é uma ação contínua que, além de contribuir para o meio ambiente, também auxilia na limpeza das unidades sem gerar custos para a Autarquia.
“A ação é uma questão de saúde pública, já que os mobiliários inservíveis acumulados podem se tornar locais para criadouros de aracnídeos e insetos causadores de doenças”, completou.