No início da tarde deste sábado (11), um grupo de reeducandos iniciou um motim na penitenciária Major Eldo de Sá, conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis (219km de Cuiabá).
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) ainda não sabe o que teria motivado a ação dos presos. No entanto, a ação foi controlada rapidamente pelos agentes penitenciários da unidade.
O princípio de motim aconteceu em dois raios da unidade prisional. Nenhum agente ficou ferido. Equipes do Serviço de Operações Especiais (SOE) também se deslocaram até a penitenciária, e o setor de inteligência da Sesp já está apurando a motivação da ação dos presos.
Em dezembro de 2019, a foi autorizada pelo governo do estado uma reforma no presídio, com proibição de instalação de tomadas nas celas. Também tornou-se obrigatória a criação de uma Área de Segurança Penitenciária Estadual (Aspe) no entorno dos estabelecimentos penais de Mato Grosso para evitar fugas, arremessos de objetos, de materiais ilícitos e explosões, além do contato dos presos, por qualquer meio, com o exterior.