O desembargador federal mato-grossense I’talo Fioravante Sabo Mendes, que é de Diamantino, foi eleito presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, nesta quinta-feira (6).
Irmão do juiz Yale Sabo Mendes e primo do ministro do STF Gilmar Mendes, I´talo ficará à frente da Corte até 2022.
Na mesma sessão, foram eleitos o desembargador federal Francisco de Assis Betti como vice e a desembargadora federal Ângela Catão como corregedora.
O atual presidente do TRF1, desembargador federal Carlos Moreira Alves, que conduziu a sessão e está deixando o posto, proclamou o resultado.
Em seu discurso, o novo ppresidente agradeceu a seus pares pela confiança e se comprometeu a realizar um bom trabalho.
“Agradeço aos desembargadores pela confiança a mim depositada e me comprometo a envidar todos os meus esforços para bem gerir os interesses do nosso Tribunal Regional Federal da 1ª Região”, afirmou Mendes.
Os desembargadores foram eleitos para os cargos de direção de acordo com o disposto nos arts. 9º, II, e 18 do Regimento Interno do TRF1 (RITRF1), que preveem que a escolha dos magistrados para a gestão do Tribunal seja feita preferencialmente entre os desembargadores mais antigos.
Agora, os dirigentes eleitos deverão indicar formalmente a equipe de transição, com coordenador e membros de todas as áreas do Tribunal, que terá acesso integral aos dados e às informações referentes à gestão em curso.
Já os dirigentes no exercício do mandato deverão designar interlocutores ao coordenador da equipe de transição, recaindo essa indicação, preferencialmente, sobre os titulares das unidades responsáveis pelo processamento e pela execução da gestão administrativa.