O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (DEM), convocou os deputados estaduais para uma reunião na próxima segunda-feira (23) que deve discutir as implicações da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Nos últimos dias, Governo do Estado e prefeituras baixaram uma série de decretos que restringem cada vez mais a circulação de pessoas nas cidades, com fechamento de comércios e interrupção em atividades produtivas que não são consideradas essenciais.
A estratégia para frear a proliferação do vírus trará consequências econômicas e Botelho planeja montar um comitê de crise com a representação de vários setores. Como a crise deve atrapalhar a arrecadação, Botelho fala também em reduzir despesas do Legislativo.
Na sexta-feira, apesar de a Assembleia Legislativa ter ficado fechada, Botelho foi até o prédio e trabalhou da Presidência. Pelas redes sociais, ele confirmou que continuou no Edifício Dante Martins de Oliveira atendendo, por telefone, as demandas de diferentes setores da sociedade.
“Estamos aqui na Assembleia Legislativa trabalhando, ainda que sozinho, atendendo ligações, reclamações de vários setores. Já recebemos do comércio, dos shoppings, já recebemos dos delegados do interior, estamos procurando e encaminhando soluções. Estamos convocando os deputados para uma reunião segunda-feira para discutirmos novas medidas. Medidas como a criação de um comitê de avaliação social da crise, envolvendo a Fecomercio, a Fiemt, todos os setores produtivos, e demais, como reduções de despesas da casa”, elencou.
Além da reunião para segunda-feira, Botelho irá convocar sessões extraordinárias sempre que necessário. “Renovo a minha recomendação a todos que fiquem em casa, fiquem quietos, vamos esperar passar essa crise, esse vírus passar por aqui, esse período de contaminação acabar, pra nós passarmos o mais rápido possível por isso, pra que tenha menos efeitos sobre nós. É a minha recomendação a todos e desejo a todos um final de semana abençoado e sem coronavírus”, finalizou, o presidente da Casa de Leis.