Um avião fretado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para buscar o deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) enfrentou dificuldades técnicas e foi forçado a realizar um pouso de emergência nessa segunda-feira (2), em uma fazenda de Conquista D’Oeste, localizada a 571 km de Cuiabá. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Segundo a assessoria de Moretto, a aeronave apresentou flutuações durante o pouso, devido ao intenso calor na região. O piloto, ao perceber a presença de fios na cabeceira oposta da pista, optou por uma frenagem brusca e recolheu o trem de pouso, resultando em um pouso rápido e seguro.
A empresa responsável pela aeronave informou que todas as autoridades competentes, incluindo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram notificadas sobre o incidente. Além disso, a empresa destacou que o avião permanece em condições normais de aeronavegabilidade, conforme os regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O deputado relatou que havia acionado a aeronave para retornar a Cuiabá a tempo de um compromisso de trabalho. No entanto, devido ao incidente, precisou retornar de carro, somente nesta terça-feira (3). “O piloto explicou que não conseguia descer, pois havia uma pressão de ar muito quente e fumaça. Não aconteceu nada grave, mas fiquei assustado e levei os tripulantes para um posto de saúde para garantir que estavam bem”, comentou Moretto, ao portal G1.
Este é o segundo incidente aéreo envolvendo o deputado em menos de um mês. Em agosto, um avião de pequeno porte pertencente a ele realizou um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, devido a condições climáticas adversas, como fumaça e neblina densas.
Como o calor extremo afeta voos
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), o calor intenso pode impactar significativamente a performance das aeronaves. A potência dos motores dos aviões depende do fluxo de combustível e do volume de oxigênio que entra nos motores durante a aceleração, fatores diretamente relacionados à densidade do ar. Em temperaturas elevadas, a densidade do ar diminui, o que reduz o volume de oxigênio disponível, afetando a potência e a performance do avião, especialmente durante pousos e decolagens.
Este tipo de condição é comum em regiões como Mato Grosso, onde as altas temperaturas podem representar um desafio adicional para a aviação, especialmente em aeronaves de menor porte, frequentemente utilizadas para deslocamentos em áreas remotas do estado.