O deputado Thiago Silva (MDB) tem defendido junto aos colegas parlamentares que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) derrube, nesta semana, o veto ao 4º parágrafo da Lei 11.367/2021 com objetivo de garantir a vacinação dos profissionais da educação antes de iniciar o período das aulas presenciais.
No último dia 10, o governo sancionou a lei que considera a educação como atividade essencial, porém vetando a necessidade de vacina para os educadores retornarem às suas atividades letivas.
De acordo com o deputado Thiago, o governo já havia sinalizado que, após os profissionais da segurança, seriam vacinados os servidores da educação e a sociedade tem cobrado uma resposta. “Sabemos que os profissionais da educação irão ter contato diário tanto com servidores, alunos e toda a comunidade escolar e nada mais justo que o Estado possa priorizar de forma imediata a vacinação conforme já havia anunciado. O combinado não sai caro”, disse Thiago.
A professora Eliane Xavier também acredita que os servidores da educação precisam desta vacina, pois irá dar mais tranquilidade para o trabalho. “A pandemia ainda não acabou e precisamos ser vacinados para trabalhar com segurança em prol da educação estadual”, disse.
O Estado vetou também dois incisos de autoria de Thiago, que previa que as merendas fossem servidas dentro das salas de aula para evitar aglomerações e o que determinava a abertura de janelas laterais para facilitar a circulação de ar durante as aulas.
Existe a possibilidade de uma terceira onda da Covid-19 em Mato Grosso, confirmado pelo Secretário Estadual de Saúde Gilberto Figueiredo, e dessa forma o deputado Thiago Silva defende que a vacinação dos profissionais da educação ocorra antes da volta às aulas.
Thiago Silva acredita que a Assembleia tem o dever de derrubar este veto, pois mostrará o compromisso do parlamento com a categoria da educação, que tanto já foi prejudicada na pandemia. “Já estamos há mais de um ano sem aula e, para não termos mais prejuízos para a educação de Mato Grosso, precisamos juntos derrubar este veto e garantir a vacina para os servidores. Vamos continuar nossa luta para que a retomada das aulas seja feita de forma segura, com as medidas de biossegurança e a vacinação de todos os profissionais da educação”, disse Thiago Silva.
O deputado finaliza afirmando que mesmo que o governo tenha a autorização da Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) para a vacinação dos profissionais da educação, é preciso ter essa segurança em lei, por isso a necessidade da derrubada do veto.