Um dentista foi notificado pela Vigilância Sanitária de Jaciara, a 148 km de Cuiabá, após retornar de uma viagem ao exterior e descumprir quarentena – período em que quem chega de países onde o coronavírus está disseminado deve permanecer em casa para evitar contágio.
Segundo a Polícia Militar, o profissional estava em viagem nos Estados Unidos e retornou para Jaciara nessa quarta-feira (18). No mesmo dia, ele passou a atender pacientes no consultório dele, mesmo sendo orientado pela Vigilância a ficar em isolamento.
A clínica onde o dentista trabalha não quis se posicionar sobre o assunto.
Ao descobrirem que o dentista descumpriu a quarentena, a Secretaria de Saúde de Jaciara solicitou apoio da Defensoria Pública e Polícia Militar.
De acordo com a defensoria, foram atendidos mais de 10 pacientes na clínica, que não foram informados pelo dentista sobre a viagem ao exterior.
Aos defensores públicos, o dentista afirmou que não era obrigado a ficar em casa e que continuaria trabalhando.
No entanto, a defensoria apresentou a portaria do Ministério da Saúde que fala sobre a obrigatoriedade de os moradores que viajaram para locais infectados ficarem em quarentena.
Um boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia Militar devido ao descumprimento do dentista e, em seguida, o profissional foi encaminhado para isolamento em casa.
Segundo a Defensoria Pública, os pacientes atendidos pelo dentista serão informados pela Vigilância Sanitária sobre o ocorrido e também devem ficar em quarentena, embora o profissional não tenha apresentado sintomas do Covid-19.
Outro descumprimento
Uma passageira foi encaminhada para uma unidade de saúde na madrugada de terça-feira (17) após retornar de Portugal e ser flagrada tentando ir de ônibus de Brasília (DF) até Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. O veículo foi parado pela Polícia Militar em Barra do Garças, a 516 km da capital.
Conforme testemunhas que também estavam no ônibus, a mulher, de 38 anos, tentava “fugir” da recomendação de cumprir a quarentena.