Defensoria garante atendimento de fonoaudióloga e assistente educacional a crianças com autismo

Atendimento da fonoaudióloga, que não existia antes em Juruena, beneficia cinco crianças com autismo desde o fim de março

Fonte: REDAÇÃO

AUTISMO
Defensoria garante atendimento de fonoaudióloga e assistente educacional a crianças com autismo

Após intervenção da Defensoria Pública (DPMT), a Prefeitura de Juruena (895 km de Cuiabá) disponibilizou atendimento com fonoaudióloga para cinco crianças com autismo, além de uma assistente de educação especial.

Apesar de contar com laudo médico indicando a necessidade da terapia, as mães procuraram a Defensoria de Cotriguaçu, comarca que abrange o município de Juruena, alegando que não havia profissional especializado na cidade para o atendimento aos menores diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA).

“Se não fosse a Defensoria, minha filha não teria a fono. Foi uma bênção!”, agradeceu a mãe de uma das crianças.

Por meio de atuação extrajudicial, em fevereiro deste ano, com o envio de ofícios requisitórios e contato direto com a Secretaria Municipal de Saúde, a defensora pública Lígia Padovani Nascimento conseguiu efetivar o atendimento de uma fonoaudióloga, que passou a prestar serviços uma vez por semana (toda quarta-feira), desde o fim de março, no município.

Senai MT reforça compromisso com a inclusão em ação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Sinop

“A fonoaudiologia é uma terapia fundamental para ajudar no processo de desenvolvimento da linguagem de crianças com TEA. Além disso, o art. 3° da Lei n° 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, garante o atendimento multiprofissional como um direito dessas pessoas”, ressaltou a defensora.

Antes da atuação da Defensoria, a fonoaudióloga realizava atendimentos em Cotriguaçu e Colniza, mas não atendia o município de Juruena.

Maiores demandas de famílias de autistas são na educação e saúde, diz presidente da ALFAA

Por meio do contato direto com a direção da escola, a Defensoria também atuou para que a escola municipal de Juruena disponibilizasse um assistente educacional para auxiliar um dos alunos com autismo no período escolar, em tempo integral.

Justiça determina que Prefeitura de cidade de MT forneça atendimento para autistas