Prefeito de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), Francis Maris informou que o decreto de lockdown já está pronto e afirma que não vai hesitar em publicá-lo caso a população não adote as medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus.
A prefeitura já tinha definido determinar o fechamento de todo o comércio e destaca que só decidiu dar mais um tempo devido aos pedidos feitos pelas associações que representam o comércio para que o lockdown não acontecesse agora.
“Presidente da Câmara, Rubens Macedo, em reunião com o prefeito Francis, decidiram atrasar essa medida, todavia desde que a população atenda ao apelo das autoridades em razão da manutenção das restrições e obedeçam”, diz nota da prefeitura.
Em Cáceres, o Hospital referência para atendimento de pacientes com covid-19, São Luiz, está com 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. O município já registrou cinco óbitos pelo novo coronavírus.
JÁ DECRETADO
Prefeito de Porto de Gaúchos, Moacir Pinheiro Piovesan, decretou lockdown no município até segunda-feira (15). Ou seja, apenas atividades consideradas essenciais podem funcionar e só uma pessoa por família pode sair de casa se necessitar comprar alguma coisa, como alimentos ou remédios.
O fato que chama a atenção é que o município tem apenas sete casos confirmados de covid-19. O que assustou a população e fez o prefeito tomar a medida drástica é que até essa semana o município não tinha nenhum caso. Em apenas um dia, foram confirmados sete.