CVV abre inscrições para curso de formação de voluntários em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT COM INF. G1 MT

1 103
Foto: SupCom ALE-RR

O Centro de Valorização da Vida (CVV) abriu inscrições para um curso de formação de voluntários, em Cuiabá. Em Mato Grosso, o curso iniciará n domingo (11) de 8h às 11h, na modalidade remota.

Como quase todas as organizações privadas, públicas e sem fins lucrativos, o CVV teve impacto em sua forma de atuar durante a pandemia de Covid-19, porém agiu rapidamente e manteve ativo seu atendimento nacional e gratuito de apoio emocional.

A instituição tem mais de 120 postos em todo o país.

Em fevereiro de 2020, antes do isolamento social, somente 8% dos atendimentos eram realizados de maneira remota e, dois meses depois, já representava mais de 60% dos atendimentos.

Nem todos os voluntários conseguiram se adaptar ao modelo remoto e acabaram se afastando da atividade, mas nem com essa redução o CVV deixou cair o volume de atendimento.

Para aumentar a capacidade de atendimento, os postos do CVV realizam periodicamente os cursos gratuitos de capacitação e seleção para novos voluntários, no qual os candidatos são treinados e selecionados ao longo de cerca de dois meses.

Quase todos os postos adaptaram o Curso para o modelo remoto, garantindo segurança a todos participantes, sem deixar de atrair novas pessoas à equipe.

Os interessados em se tornarem voluntários do CVV podem se inscrever pelo site, na página “voluntário”.

Para isso é necessário ter pelo menos 18 anos, tempo disponível para os plantões semanais e estar disposto a acolher pessoas que precisam conversar de maneira sigilosa. Não é necessária formação específica além do curso que o CVV oferece, pois, a entidade oferece apoio emocional, e não atendimento psicológico ou psiquiátrico.

A entidade é independente, sem vínculos políticos, religiosos, com a iniciativa privada ou outras instituições. Possui um convênio com o Ministério da Saúde para operação do telefone 188 sem comprometer sua independência de atuação.

Sobre o CVV

 

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

Os mais de 3 milhões de atendimentos de 2020 foram realizados por cerca de 4 mil voluntários em mais de 120 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação).

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!