Uma das maiores chuvas de meteoros do hemisfério sul, a Eta Aquáridas 2021, poderá ser vista a olho nu, em Mato Grosso, na madrugada desta quinta-feira (06), conforme a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).
O fenômeno vem ocorrendo desde o dia 21 de abril e deve prosseguir até 12 de maio. Contudo, sua máxima para o estado será amanhã, quando os cuiabanos vão poder acompanhar a queda das tão conhecidas “estrelas cadentes”, como são popularmente conhecidos os meteoros.
A taxa média de meteoros a ser vista pelos observadores de Cuiabá é 38,8 por hora, nas condições ideais previstas para a próxima madrugada. A Eta Aquáridas é a primeira das duas chuvas de meteoro causadas pelos detritos do cometa Halley. A Terra atravessará a trilha deixada pelo cometa duas vezes ao ano. A segunda chuva é a Oriónidas, que acontece em outubro.
Segundo a Bramon, essa será uma excelente oportunidade para os brasileiros observarem a passagem dos fragmentos do Halley pela nossa atmosfera. A maior média de meteoros a serem vistos é de 40 meteoros por hora, em Belém do Pará.