Mais de 5,6 mil pessoas foram atendidas apenas na primeira quinzena de julho nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cuiabá, localizadas nos bairros Morada do Ouro, Pascoal Ramos e Verdão, esta última que vem sendo utilizada como unidade referência à Covid-19 na atenção secundária. O número refere-se ao registrado nos Relatórios de Atendimentos por Procedência, plataforma do Sistema Único de Saúde (SUS).
Até o dia 14 de julho, na Upa Morada do Ouro, foram atendidas 3.002 pessoas, sendo 2.967 de Cuiabá (98,83% do total). Também foram atendidos moradores de Várzea Grande, Nobres, Pontes e Lacerda, Fortaleza (CE), Piracicaba (SP) e Várzea Grande (PI).
No mesmo período, na UPA Pascoal Ramos houve 2.323 pessoas atendidas, sendo 2.271 de Cuiabá (97,76% do total). Houve registro de atendimentos também a pacientes oriundos de Várzea Grande, Goiânia (GO), Santo Antônio do Leverger, Sinop, São Bernardo do Campo (SP) e Guarulhos (SP).
Na UPA Verdão foram 308 atendimentos no período apurado, sendo 245 a pessoas residentes em Cuiabá, o que representa 79,5% do total. Também foram atendidos moradores de Várzea Grande, Campo Novo do Parecis, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger e de Vargem Grande, estado do Maranhão.
Vale destacar que, com cerca de um mês de funcionamento, mais de 80% dos pacientes internados por Covid-19 na UPA do bairro Verdão receberam alta hospitalar descartando a necessidade de transferências para UTIs em hospitais referências para a doença.
Dados de junho
Na UPA do bairro Morada do Ouro, em junho, foram atendidas 6.439 pessoas, sendo 6.342 de Cuiabá (98,49% do total), além de residentes de Várzea Grande, de Pontes e Lacerda, de Rondonópolis, de Sinop, de Montes Claros (MG), de Campo Grande (MS), de Curitiba (PR), de Porto Velho (RO), de Rolim de Moura (RO) e de Araguaína (TO).
No mês passado, pela UPA Pascoal Ramos passaram 3.411 pacientes, sendo 3.339 de Cuiabá (97,88% do total), além de moradores de Várzea Grande, do Rio de Janeiro (RJ), de Santo Antônio do Leverger, de Matupá e de Santos (SP).
Já na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Verdão, que foi inaugurada em 8 de junho e, desde então, tem servido de unidade referência à Covid-19 na atenção secundária, 173 pessoas foram atendidas, sendo 127 moradoras da Capital (73,41%) do total. Os demais pacientes eram de Várzea Grande, Campo Novo do Parecis, Rio de Janeiro (RJ) e Chapada dos Guimarães.