Mais de 1.600 profissionais da rede pública municipal de Cuiabá já fizeram suas inscrições para o II Seminário de Educação e III Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá. O evento, voltado para professores, Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI) e demais profissionais – da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA/Campo) -, além de gestores e assessores da Secretaria Municipal de Educação (SME), tem como tema a Educação Básica como direito.
Nesta segunda-feira (26), empresas de tecnologia estão apresentando soluções desenvolvidas para aperfeiçoar o processo ensino aprendizagem, o Educação 4.0 e Cultura Maker.
De acordo com o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, a intenção é mostrar aos profissionais as inúmeras possibilidades que a tecnologia oferece. “São plataformas que reúnem diferentes ferramentas educacionais gratuitas que facilitam o dia a dia dos professores e dos alunos, dentro e fora das salas de aula, a qualquer hora e utilizando qualquer um dos dispositivos móveis conectados à internet”, explicou.
A palestra ‘Mão na massa’, vai demonstrar soluções para a Educação 4.0, que permitem a disponibilidade de conteúdo incluindo livros, trabalhos, documentos e outros e, a maior interação entre professores e alunos, durante o desenvolvimento das atividades escolares e outras atividades.
Além da palestra, serão realizados dois workshops sobre Robótica e Wood Robótica.
Na terça-feira (27), a partir das 07h30, tem início o credenciamento dos participantes. Após uma apresentação cultural, às 9h, a psicóloga e psicanalista, Profª. Drª Viviane de Souza Mosé fará a primeira palestra do evento com o tema ‘Os desafios dos Educadores na construção de uma escola democrática e humana na contemporaneidade’.
No período da tarde, às 14h, acontece a mesa redonda sobre Política da Educação do Campo: Diálogos para construção da proposta curricular. A mesa redonda terá a presença de diretores e coordenadores de escola do campo, que irão abordar questões ligadas às escolas da terra e relatos de experiências.
A segunda mesa redonda, também às 14 horas, terá como tema as Práticas curriculares diferenciadas em unidades educacionais da Rede Pública Municipal de Ensino com a participação de profissionais das EMEB’s Maria Eunice Duarte Barros, Silva Freire, Antonia Tita Maciel de Campos e Agostinho Simplício de Figueiredo.
O II Seminário de Educação e III Seminário Integrador prossegue até o dia 29, no Hotel Fazenda Mato Grosso.