O Espaço de Acolhimento, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, realizou na última semana um ciclo de palestras Agosto Lilás: Compreendendo a violência contra a mulher, para os servidores do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
De acordo com a coordenadora do Espaço de Acolhimento e psicóloga, Thayssa Ferraz, o encontro teve como intuito conscientizar os colaboradores sobre a temática violência doméstica, como por exemplo os tipos de violência, que se enquadram na Lei Maria da Penha, para que eles consigam identificar as demandas cabíveis ao atendimento do Espaço de Acolhimento. Ela destaca sobre o atendimento humanizado que é a base da gestão, principalmente aos atendimentos vinculados a saúde.
“Destacamos para o servidor as formas de identificar um caso de violência doméstica, como lidar com essa mulher quando ela chega na emergência. Abordamos também as técnicas de atendimento humanizado para melhor acolhimento à vítima fragilizada, informamos sobre a rede de proteção, os principais órgãos vinculados. Percebemos o interesse dos colaboradores em participar deste evento que tivemos que acrescentar uma turma a mais”, explica.
Para a servidora Mayara Bueno, participar deste evento foi esclarecedor já que muitas pessoas não tem a consciência do início da violência ou pensa que a violência doméstica é apenas a agressão física.
“Consegui perceber que a violência começa muito antes com os xingamentos, proibições e etc, isso mostra que a mulher deve ficar atenta a qualquer tipo de intimidação ou ciúme extremo. Gostei muito de participar deste evento, me fez despertar para muita coisa”, afirma.
O Espaço de Acolhimento, instalado nas dependências do HMC, funciona no sistema porta aberta, 24 horas por dia e sete vezes por semana. Ao chegar no espaço, a vítima passa pelo acolhimento psicossocial, onde é recebida pela assistente social e psicóloga para um primeiro bate papo para conhecimento do caso. Feito isso, mediante interesse pelo serviço dispensado pela Prefeitura de Cuiabá, serão realizados encontros semanais, sendo uma vez por semana, para o tratamento com o especialista para amenizar os traumas e avançar no seu resgate emocional.