O Órgão Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor- Procon Cuiabá aponta a concessionária Energisa entre as empresas com maior número de registro de reclamações no primeiro semestre de 2021. De janeiro a maio de 2021 foram recebidas 368 denúncias. No mesmo período em 2020, foram 365 denúncias. A maior parte dos processos constam como principal problema a cobrança indevida e/ou abusiva nas contas mensais de energia. Por dois anos consecutivos, o levantamento aponta, que a empresa está entre as mais reclamadas.
O consumidor que observar aumento desproporcional nas cobranças, que não apontem nenhuma justificativa para alteração dos valores, deve procurar a unidade para contestação das respectivas faturas. “O consumidor deve ter em mãos, a conta a ser contestada e se possível as faturas anteriores que possam comprovar a desproporcionalidade do aumento exorbitante, para então abrir a reclamação”, explicou o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira.
Além da Energisa, outras empresas apontam indícios de irregularidades nas cobranças e na prestação de serviços. Dentre elas estão a Águas Cuiabá e a Claro S/A, Brasil Telecom. Além disso, pontuou Genilto, a nossa orientação é que os consumidores entrem primeiro em contato com as empresas para tentar solucionar o problema. Se após essa tentativa, não obter o resultado esperado, daí então, a recomendação é procurar o Procon para abertura dos procedimentos necessários.
O secretário reforça os canais de atendimento digitais. O atendimento ao público está sendo feito pelos seguintes meios, mediante agendamento prévio: wattsapp (65) 3641-6400 ou via e-mail, pelo endereço eletrônico- atendimento.procon@cuiaba.mt.gov.br
“Essa medida evita o contato entre as pessoas mantendo dessa forma o distanciamento social, garantindo a saúde e segurança da população e dos servidores. “Apenas o protocolo de documentos está mantido por conta da quantidade de informações que precisam ser apresentadas sendo criado um espaço exclusivo para esse serviço”, reforçou.
Desde o início das medidas de enfrentamento e combate ao coronavírus estamos disponibilizando ferramentais digitais”, acrescentou Genilto.
“A facilidade de utilizar um serviço público via tecnologia móvel deixa a população mais perto da gestão. A ferramenta, que tem facilitado o acesso do consumidor ao órgão fiscalizador, tem permitido que as denúncias sejam feitas em tempo mais hábil, contribuindo para a ação imediata da instituição a fim de coibir práticas ilegais”, finalizou o secretário-adjunto do Procon Municipal.
Em casos de dúvidas, informações ou reclamações entrar em contato pelo telefone: (65) 3632-6400 ou pelo aplicativo (IOS e Android).
EM NOTA ENERGISA ESCLARECE
Energisa já investiu mais de R$ 124,6 milhões em Cuiabá
A Energisa esclarece que tem mais de 276 mil clientes só em Cuiabá. Neste sentido, entende que o método usado para fazer o ranking de reclamações precisa levar em consideração o tamanho que cada empresa tem para não gerar distorções. Por exemplo, de acordo com os dados do próprio Procon Municipal, o número de reclamações contra a companhia é inferior a 0,15% do total de clientes da Energisa na capital. Além disso, nem todas elas são verificadas como procedentes pelo órgão. re
Cliente é valor pra empresa
A satisfação do cliente é um valor para a empresa. Por isso, a Energisa trabalha duro na implantação de programas de atendimento, que pode ser feito hoje nas agências e por telefone, internet, aplicativo de celular é até mesmo pelo WhatsApp, a Gisa, que oferece uma séria de serviços no (65)9999-7974. Já são feitos em média nove mil atendimentos por canais. A companhia investe forte em Cuiabá. Só na capital foram aplicados R$ 124,6 milhões em obras pra melhorar a rede de distribuição. E essa atuação tem sido reconhecida. Levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mostrou que Mato Grosso tem o quinto melhor serviço de distribuição de energia do Brasil.
Reclamações por variação de consumo
Atualmente a maior parte das reclamações gerais é feita por conta da variação de consumo, que foi impactada a partir de maio deste ano, pela implantação da bandeira vermelha patamar um e dois nas contas, A bandeira vermelha foi determinada pela Aneel, em virtude da crise de geração de energia pelo qual o país passa, causada pela falta de chuva. Para apoiar as famílias, a Energisa antecipou ações pra ressaltar a importância do consumo consciente de energia, além de criar campanhas e mutirões para pagamento parcelado de dívidas.