A fachada do Palácio Alencastro, sede do Executivo Municipal, recebeu uma iluminação especial este mês. Em um gesto simbólico de apoio ao ‘Agosto Lilás‘, o local ficará iluminado com essa cor em referência à campanha de conscientização sobre violência doméstica contra às mulheres.
Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a iluminação especial mostra que a Prefeitura de Cuiabá é sensível à causa e não poderia deixar de apoiar uma campanha que visa conscientizar a sociedade para a triste realidade de violência doméstica enfrentada por muitas mulheres. Ele destaca que foi pensando nesse alto índice de feminicídio que decidiram criar a secretaria da Mulher. “Sempre foi uma preocupação da gestão e da primeira-dama cuidar das mulheres cuiabanas e a implantação da secretaria mostra esse interesse”, afirma.
De acordo com a secretária da Mulher, Luciana Zamproni, a campanha Agosto Lilás busca o amplo debate sobre a questão da violência contra a mulher, alertando para os altos índices de crimes e atos hostis contra o público feminino. Ela observa que recentemente, estudos apontaram que a situação de isolamento social, devido à pandemia de coronavírus (COVID-19), tem potencializado os casos de violência contra as mulheres em todo o mundo. “Diante desta nova realidade pandêmica, a campanha Agosto Lilás é mais uma forma de levar informação às mulheres, como forma de ajudá-las a romper o ciclo de violência, e de trazer maior visibilidade sobre o assunto para toda a sociedade”.
A primeira-dama Márcia Pinheiro ressalta que espera auxilie vítimas de violência física, verbal, psicológica e sexual a denunciar os agressores e as buscar seus direitos, além de apoio e da proteção necessária de uma rede de atendimentos especializada que o município oferece.
Agosto Lilás
Em 1907, foi realizada a convenção das mulheres socialistas na Dinamarca, que decidiram usar a cor lilás (ou roxa), como símbolo da luta feminista. Essa cor simboliza a nobreza inglesa. Além dessa cor, o verde, que é a esperança da vitória e o branco, a pureza da luta feminina, também foram escolhidas.