Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, é afastado do cargo por 6 meses

Fonte: CENÁRIOMT

Prefeito Emanuel Pinheiro
Prefeito Emanuel Pinheiro

Nova decisão judicial afasta Emanuel Pinheiro (MDB) da Prefeitura de Cuiabá por seis meses. A medida foi tomada pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), atendendo a pedido do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) no âmbito de uma ação que investiga um esquema na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Emanuel é proibido de sair de Cuiabá e frequentar prefeitura

O afastamento se deu através de um pedido do Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Naco (Núcleo de Ações de Competências Originárias), e foi assinado pelo promotor de Justiça Carlos Zarour.

Emanuel já havia sido afastado em outubro de 2021, no âmbito da Operação Capistrum, por supostamente usar contratações temporárias como moeda de troca política junto à Câmara Municipal. Na ocasião, ele retornou ao cargo por decisão do mesmo desembargador.

A decisão atual se baseia em relatórios do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que apontaram irregularidades nas contas da Saúde. Emanuel é acusado do crime de organização criminosa. O MP também solicitou o levantamento do sigilo da ação.

A defesa de Emanuel ainda não se manifestou sobre o caso.

Este novo afastamento pode ter impactos significativos na gestão municipal de Cuiabá. A equipe de Emanuel precisa se reorganizar e definir como dará andamento aos projetos e ações em curso. A população também fica incerta sobre o futuro da cidade, especialmente em relação à área da saúde, que já enfrenta diversos desafios.

Ainda não há informações sobre como e quando o novo afastamento de Emanuel será efetivado. Aguarda-se a notificação oficial da decisão e a definição dos próximos passos pela Prefeitura de Cuiabá.

O caso está em andamento e novos desdobramentos podem surgir a qualquer momento. Acompanhe as notícias para se manter atualizado sobre as últimas informações.