A Operação Smartdog, deflagrada pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), na manhã desta quinta-feira (23), teve como alvo nove servidores da Secretaria de Saúde de Cuiabá.
Entre os funcionários que estão na lista de investigados, está a ex-secretária de Saúde da Capital.
Ela pediu exoneração do cargo em dezembro do ano passado, as vésperas de o Judiciário decretar intervenção estadual na Saúde da Capital.
Além da ex-secretária, ainda foram alvos o diretor administrativo financeiro da Saúde, coordenadora técnica de Tecnologia e Informática da Saúde, agente operacional de Saúde, diretor técnico da Saúde, coordenadora especial de rede assistencial administrativa, secretário-adjunto de gestão da Saúde.
Para garantir a investigação, os servidores foram afastados do exercício da função pública e vetados de nova nomeação, com proibição de atuar em procedimentos administrativos relacionados a aquisições.
A decisão foi proferida pelo juiz João Francisco Campos d’Almeida, que ainda autorizou busca e apreensão contra todos os alvos.
A operação investiga possível irregularidades em um contrato de R$ 32 milhões, firmado pela Secretaria de Saúde do município, que previa chipagem de cães e gatos.
O proprietário da empresa está entre os alvos.
Além dos mandados de busca e apreensão, as equipes policiais também notificaram o poder público municipal, para cumprimento de ordens judiciais de vedações de contratação, execução e pagamento, além restrição à atuação dos agentes públicos.