Mais drogas, mais prisões: Cuiabá vive escalada no combate ao crime

Capital registra aumento de 44% nas apreensões de entorpecentes nos primeiros meses de 2025; operações também prenderam foragidos e recuperaram veículos roubados

Fonte: CenárioMT

Mais drogas, mais prisões: Cuiabá vive escalada no combate ao crime
Mais drogas, mais prisões: Cuiabá vive escalada no combate ao crime - Foto: Polícia Militar

O número de apreensões de drogas aumentou 44% em Cuiabá nos três primeiros meses de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e março, foram confiscados 408 quilos de entorpecentes, frente aos 284 quilos apreendidos no mesmo intervalo de 2024.

Os dados, divulgados pelo setor de planejamento da Polícia Militar, correspondem à atuação do 1º Comando Regional, responsável pelo policiamento da capital mato-grossense.

Durante esse período, a PM registrou mais de 1,1 mil boletins de ocorrência, sendo cerca de 200 deles relacionados ao tráfico de drogas. As ações resultaram na condução de 590 suspeitos para delegacias e na prisão de 128 foragidos da Justiça.

As operações fazem parte da intensificação do policiamento em Cuiabá, dentro de uma política de tolerância zero ao crime, implementada no fim de 2024. As equipes também lavraram 260 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), o que permitiu maior agilidade no atendimento de casos de menor potencial ofensivo.

Além das drogas, foram apreendidas 24 armas de fogo e recuperados 57 veículos com registros de roubo ou furto.

A estrutura da Polícia Militar na cidade inclui cinco batalhões, mais de 10 companhias e bases de segurança distribuídas por toda a capital, além das sedes da Força Tática e da Companhia de Rondas e Ações Intensivas Ostensivas (Raio). Também estão localizados na Capital os comandos das unidades especializadas que atendem todo o estado.