Com o tema “O profissional do Futuro”, foi lançado nesta quarta-feira (27), o 13º Congresso Brasileiro de Educação Física e o 1º Congresso mato-grossense da categoria. O Congresso, que acontece nos dias 4, 5 e 6 em setembro, na Arena Pantanal, tem por objetivo a valorização da categoria, mostrando a importância para o desenvolvimento da população.
Diante desse objetivo conjunto, a Prefeitura de Cuiabá é parceira na realização do debate, que tem à frente a Federação Internacional de Educação Física (FIEP) e o Conselho Regional da 17ª Região de Mato Grosso (CREF17/MT).
Presente no lançamento, o secretário-adjunto, Edilson Odilon, externou em nome do prefeito Emanuel Pinheiro e também do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, os agradecimentos à organização do evento e lembrou da relevância do debate para Cuiabá.
“Estamos vivendo um momento de virada de página. Nossa cidade vem se desenvolvendo, acompanhando o crescimento de vários polos turísticos, culturais e tantas outras áreas. Então, neste momento, é de grande importância promover essas mesas de debates, trazer ideias novas, trocar conhecimentos, reciclando os profissionais para que possam acompanhar essas mudanças. Isso, sem dúvida, faz o diferencial para todos. Por isso, o prefeito e o secretário Vuolo, de pronto, resolveram apoiar o evento, entendendo que ele soma ao objetivo da gestão de transformar a Capital em uma cidade melhor para se viver”, ressaltou.
Atualmente, o estado de Mato Grosso possui 185 cursos de Educação Física reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), sendo 157 de ensino à distância e 28 de ensino presencial. “Com esse quadro, não poderíamos deixar de trazer esse debate à região, contribuindo para uma melhor formação dos nossos profissionais de educação física do Estado. E sem as mãos amigas dos nossos parceiros, como a Prefeitura de Cuiabá, não teríamos condições de realizar esse evento, alcançando uma grande público”, lembrou o presidente do CREF17/MT, Carlos Alberto Eilert.
O Congresso também traz a comemoração pelos 70 anos da Federação Internacional de Educação Física (FIEP) no Brasil.
Participaram também da solenidade diretores municipais e estaduais, e profissionais da categoria.