O Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) apreendeu, na tarde desta segunda-feira (13.02), 87,9 kg de drogas que estavam escondidas na carroceria de uma caminhonete que trafegava em atitude suspeita pela MT-199, em Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a Oeste de Cuiabá). A apreensão, que resultou na prisão de dois suspeitos, ocorreu durante a Operação Hórus – Guardiões das Fronteiras, de combate aos crimes transfronteiriços realizada no Estado. O prejuízo ao crime organizado é estimado em mais de R$ 1,6 milhão.
De acordo com informações do Gefron-MT, a equipe policial fazia patrulhamento na rodovia quando avistou um Fiat Strada Adventure, de cor prata, transitando sentido Bolívia/Brasil. O veículo estava em alta velocidade e com dois ocupantes. Foi dada ordem de parada por meio de sinais sonoros e luminosos. Em seguida, os policiais realizaram busca veicular e encontraram, na carroceria, três fardos contendo os entorpecentes.
Foram apreendidos 55 tabletes de substância análoga a pasta base de cocaína, pesando 55,750 kg; 21 tabletes de substância análoga a cocaína, pesando 22,450 kg; e nove tabletes ou 9,700 kg de substância análoga a skank, apelidada de supermaconha por conter alta concentração de substância alucinógena existente na maconha e, por isso, tem um valor muito alto no mercado do tráfico.
Indagados, os suspeitos disseram que receberiam o valor de R$ 5 mil, cada um, para o transporte da droga do país vizinho até a cidade de Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá).
Em checagem, foi verificado que eles têm antecedentes criminais por roubo, sequestro e cárcere privado, receptação, direção perigosa e tráfico ilícito de drogas.
Imediatamente, foi dada voz de prisão aos dois ocupantes, que também foram informados de suas garantias constitucionais. Depois, eles foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal na cidade de Cáceres para as devidas providências.