Com o tema “Sem Plateia Não Tem Bullying”, 300 estudantes de dez unidades educacionais da rede pública municipal de ensino de Cuiabá participaram na manhã de ontem, sexta-feira (26), da 2ª Caminhada Contra o Bullying. Realizada no Parque Mãe Bonifácia, a caminhada reuniu profissionais da sede e das unidades educacionais e contou com a participação especial da dupla Nico e Lau.
Durante o evento, os estudantes ostentaram faixas e cartazes para alertar a sociedade; “Aqui não tem bullying”, “Stop bullying”, “Stop cyberbullying”, “Bullying Não é Brincadeira”, “Não faça bullying, faça amigos”, entre outras. No palco, os estudantes falaram sobre respeito as diferenças, aos mais velhos e o combate à violência com amor e empatia. Estudantes da Escola Cívico-Militar (ECIMC) Dejani Ribeiro Campos, localizada no bairro Jardim Vitória, apresentaram um happy condenando o bullying.
O projeto contra o bullying nas unidades educacionais públicas de Cuiabá é pioneiro em Mato Grosso. Implantado em 2019, apresenta resultados positivos na reflexão e conscientização contra essa prática, com o envolvimento de toda a comunidade escolar, profissionais, pais e estudantes.
A secretária Municipal de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado, fez uma avaliação do trabalho desenvolvido que vem sendo realizado, com foco na formação e orientação de profissionais, estudantes e pais e destacou que a caminhada é uma forma da comunidade escolar se manifestar, dizendo não a situações que levam à violência , como o bullying. “Este é o momento de mobilizar a sociedade cuiabana. Nossos estudantes estão realmente conscientes ao dizerem não ao bullying. Cuiabá, é contra a violência no ambiente escolar e por isso esse movimento. Nossos estudantes realmente entenderam a mensagem. Temos mais uma etapa, o Fórum, onde faremos uma avaliação geral. Hoje foi lindo, nossas crianças participaram e foi maravilhoso”, destacou Edilene Machado.
A secretária adjunta de Educação, Debora Marques Vilar disse que o envolvimento de todos no projeto é muito positivo. “É uma causa tão importante e, trabalhar o tema, despertar a consciência contra a violência escolar, dizer não ao bullying é fundamental para que tenhamos uma escola mais segura”, destacou.
Fórum
Ainda na programação da campanha, no dia 23 de junho, acontecerá o Fórum – Prevenção e Combate ao Bullying e Cyberbullying nas Unidades Educacionais. O evento será no Hotel Fazenda Mato Grosso, a partir das 14h.
Durante fórum serão avaliados os resultados das ações realizadas e desenvolvidas nas 169 unidades de ensino, desde o lançamento do Projeto no último dia 28 de abril.