Em Cuiabá: Pinheiro sanciona lei que obriga empresas a tornarem público que todos os assentos em ônibus são de uso preferencial

Lei de 2016 obriga usuários a cederem lugar a passageiros com prioridades. Município cobra que empresas tornem visível a aplicação da lei

Fonte: CenárioMT

onibus cba luiz alves
Empresas devem dar publicidade que todos os assentos são de uso preferencial. (Foto: Luiz Alves/Secom)

Foi sancionada na última semana, a lei municipal que obriga empresas de ônibus de Cuiabá a darem maior publicidade à lei que torna todos os assentos do veículo de uso preferencial. A partir de agora, as empresas terão que instalar placas informativas nos veículos.

Segundo a lei, as placas informativas devem ser afixadas em número suficiente e em local de fácil visualização pelos usuários. Eventuais descumprimentos poderão ter consequências legais. O cumprimento da Lei ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Os passageiros que têm direito de uso preferencial dos assentos são idosos, gestantes, pessoas obesas, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e pessoas acompanhadas por crianças de colo.

Em Cuiabá, desde 2016, já existe a Lei Nº 6116 que torna obrigatório, por parte dos usuários de transporte coletivo, a cedência de qualquer assento aos passageiros com prioridades.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.