Dados do primeiro informe epidemiológico do ano de 2021, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na terça-feira (12), apontam que o número de óbitos diários pela covid-19 na Capital mais que triplicou no intervalo de apenas uma semana.
Segundo o balanço, na última semana a Capital teve uma média de seis mortes por dia. O número é muito superior ao valor registrado na semana diretamente anterior a esta, quando Cuiabá teve aproximadamente 1,7 óbito diário.
O aumento acentuado acende um alerta para uma segunda onda da doença, a qual a cidade volta a registrar elevados números de morte e novos casos diários. Aumento semelhante também tem sido registrado na demanda por leitos de hospital.
Dados do último boletim diário da doença apontam que 128 pessoas com covid estão em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), enquanto 92 estão em leitos de enfermarias.
Além disso, outras 135 pessoas, das quais o resultado dos exames ainda não ficaram prontos, também estão em leitos de UTIs e enfermarias.
Até o momento, a Capital registrou 43.135 casos, dos quais em mais de 40,1 mil ocorrências as pessoas se recuperaram. Contudo, 1.235 mortes pela doença já foram registradas no município.