Crianças internadas na Ala Pediátrica do Pronto Socorro de Cuiabá recebem festa de Natal

Fonte: OZIANE RODRIGUES

7043d567361dba0b21557c6b6e6cbc84

Atendimento humanizado e respeito à população. Nos quase dois anos em que a gestão Emanuel Pinheiro está à frente da administração em Cuiabá, essa tem sido a frase de ordem à todas as secretarias, especialmente para a de Saúde – que atende pessoas que dependem exclusivamente dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em momentos vulneráveis da vida.

Com base nessa premissa, a Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Superintendência e Coordenação do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá realizaram na tarde desta quinta-feira (20), uma festa em comemoração às festividades natalinas para todas as crianças internadas na Ala Pediátrica da unidade hospitalar. Apoiado pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, o evento contou com presentes entregues pelo Papai Noel, muita música e animação com a equipe Tia Hanna, presença das princesas Rapunzel e Moana, grupo Anjos da Enfermagem e ainda lanches respeitando a dieta nutricional de cada paciente.

De acordo com a responsável técnica pela Pediatria, Maria Paes de Barros o objetivo da festa foi proporcionar momentos de alegria para as crianças que se encontram internadas, oferecendo um tratamento mais humanizado e um ambiente de recreação e entretenimento para, com isso, proporcionar auxílio na recuperação clínica de cada uma.

“Desde o início da gestão Emanuel Pinheiro nós preparamos momentos como estes para nossos pequenos pacientes em todas as datas comemorativas. Os eventos, sempre apoiados pela primeira-dama, Márcia Pinheiro dão sequência à bandeira da humanização – visando principalmente deixá-los mais próximos de suas casas e, com isso, auxiliar na recuperação clínica”, pontuou Barros.

Emocionada, Daiana Ribeiro de 32 anos, não conteve as lágrimas ao ver a filha Gabrielli Vitória Ribeiro, 04 anos, receber das mãos do Papai Noel, a boneca que tanto sonhava desde o início do ano. “Ela estava me pedindo uma boneca bebê, mas infelizmente por estar desempregada eu ainda não havia conseguido comprar. Estou muito feliz em ver minha filha receber esse presente e manter viva a magia do Natal. O Pronto Socorro tem sido uma segunda casa para mim, pois só este ano estive aqui por mais de sete vezes com minha filha e outras três com meu filho. Nesse período participamos de muitas festinhas para as crianças e, em todas elas, sentimos essa humanização tão pregada por esta gestão. Não tem preço o sorriso que minha filha deu aqui ao receber os presentes e ao participar de cada brincadeira”, enfatizou.

Para a animadora do grupo Tia Hanna, Hanna Verônica Estral, que atua desde a primeira festa da gestão Emanuel no PS como voluntária, realmente não é possível mensurar o valor do sorriso de cada crianças durante as comemorações, entretanto, ela garante que é a maior beneficiada em cada evento. “Cada pessoa imbuída no processo de preparação das festinhas se dedica com muito amor para tirar um sorriso desses pequenos que lutam para restaurar sua saúde. E realmente não tem como calcular o preço de vermos eles interagindo conosco esquecendo de suas dores. O que cada pequeno não sabe, é que embora a festa seja para eles, os maiores beneficiado somos sempre nós. O aprendizado que tiramos de cada sorriso desse é o suficiente para nos fortalecermos. Na verdade, até nos sentimos pequenos, porque embora o problema deles, eles ainda conseguem sorrir de uma palhaçada e se alegrar com um presente, enquanto muitos de nós que estamos saudáveis ainda reclamamos da vida. Então, além da humanização que trazemos, levamos de cada um deles um aprendizado de vida”, finalizou.