A controladora-geral do Município de Cuiabá, Mariana Cristina Ribeiro dos Santos, participa desde o começo da semana, do curso sobre Framework IA-CM, oferecido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), que tem o intuito de dar capacitação na avaliação da atividade de auditoria interna. O curso teve início na segunda-feira (12) e termina nesta quinta (15) e contou ainda com a participação de mais servidores da CGM.
O IA-CM trata-se de um modelo internacional de avaliação de capacidade, elaborado pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA), que foi aprovado e referendado pelo CONACI, que recomenda a sua utilização, bem como a CGU.
Com o Termo de Cooperação firmado entre o CONACI e a CGU, o uso dessa ferramenta passou a ser incentivada por agregar valor às unidades auditadas, ao passo que fornece um plano sequencial, lógico e evolutivo dos elementos necessários para o estabelecimento de uma atividade de auditoria interna efetiva.
“Eu valorizo e entendo que capacitação contínua dos servidores, é imprescindível para a prestação do serviço público eficiente. Esse curso que me foi oferecido pelo CONACI, do qual Cuiabá é membro, e estendi aos demais servidores da Controladoria Geral também, especialmente do setor de Auditoria Interna, com intuito de conhecer o framework, atualizar sobre o conhecimento da auditoria interna, e consequentemente melhorar nossos trabalhos no Município de Cuiabá, que está alinhado com o que o Prefeito Emanuel Pinheiro coloca à equipe sempre”, disse a controladora Mariana.