Contorno Leste: Prefeito Emanuel Pinheiro acompanha entrega da última etapa de concretagem da ponte sobre o Rio Coxipó

Idealizada para ser a maior obra de infraestrutura dos últimos 50 anos, a Avenida Contorno Leste contará, ao longo de sua extensão, com todos os componentes de uma grande estrutura de mobilidade urbana

Fonte: CenarioMT

contorno leste prefeito emanuel pinheiro acompanha entrega da ultima etapa de concretagem da ponte sobre o rio
Luiz Alves

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, acompanhou na manhã deste sábado (5), a entrega da última fase da etapa de concretagem da ponte sobre o Rio Coxipó que está sendo construída na Avenida Contorno Leste, a maior obra estruturante da capital, que será entregue à população cuiabana em 2023. “É uma ponte que representa segurança e imponência da obra. São 75 metros de extensão, 24 metros de largura com faixa de pedestre e ciclovia passando bem no meio da ponte. Posso traduzir o momento como uma mistura de sentimentos: felicidade, emoção. É  ver um sonho se transformar em realidade”, disse o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

“É uma obra transformadora não só para a região como para toda cidade. Além do mais, são 17 km de pista dupla, iluminação de led, ciclovia. É Uma realidade que veio pra ficar. É Um sonho que vem avançando a cada dia, a cada semana, a cada mês”, acrescentou o gestor.

O projeto para construção da maior via estruturante, com 17,3 km, foi criado pela gestão Emanuel Pinheiro, em 2020. O Contorno Leste fará a ligação da região do Distrito Industrial (Coxipó) e rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251).
O representante da empresa Trativa Engenharia, responsável por essa etapa de construção da ponte, Wallace Ferreira, explica que a obra está nos últimos detalhes, restando apenas a segunda parte do vão da lage. “Os trabalhando estão ocorrendo dentro das normas técnicas. Tudo dentro do cronograma estabelecido com a Prefeitura de Cuiabá”, garantiu Wallace.

O secretário de Obras Públicas e vice-prefeito, José Roberto Stopa, destacou que a obra do Contorno Leste representa avanço e prosperidade. Um novo eixo comercial, de desenvolvimento, melhoria da qualidade de mais de 250 mil pessoas, que residem nos 51 bairros beneficiados com a via.

“O próximo passo, já em abril, será o encabeçamento da ponte. Na sequência, vamos asfaltar. Feito isso, já será liberada a ponte para que as pessoas possam transitar. Saindo dos fundos da região do Belvedere até o bairro São João Del Rey. Já são 6 quilômetros prontos , com drenagem pronta para jogar o asfalto”, detalhou Stopa.

“A gente tem orgulho de fazer parte da gestão Emanuel Pinheiro. Eu fico imaginando o valor imobiliário que essa obra trará para a região. Um novo boom para o desenvolvimento da cidade. Sem falar da mobilidade, onde a população será muito beneficiada. A Secretaria de Governo acompanha e dá todo apoio, além de mostrar que a Prefeitura de Cuiabá trabalha e cuida de todos”, destacou o secretário municipal de Governo, Luís Cláudio de Castro Sodré.

Para o corrente ano, a via terá um total de sete quilômetros de pavimentação. A entrega do Contorno Leste vai acontecer em 2023. “Estou conversando com a Cuiabá do futuro. É isso que o Contorno Leste representa. É uma obra que veio pra ficar e transformar a nossa cidade verde”, finalizou. A visita foi acompanhada ainda pelos vereadores Adevair Cabral e Dr. Luiz Fernando, respectivamente líder e vice-líder do Governo na Câmara Municipal. Também participou da vistoria, o vereador sargento Vidal.

O  PROJETO

Idealizada para ser a maior obra de infraestrutura dos últimos 50 anos, a Avenida Contorno Leste contará, ao longo de sua extensão, com todos os componentes de uma grande estrutura de mobilidade urbana. Conforme o projeto, a via terá 17,3 quilômetros de pista dupla, cada uma delas constituídas por duas faixas de rolamento e acostamento. A avenida possuirá também ciclovia em todo o seu prolongamento, calçada e canteiro central.

A obra recebe o investimento de R$ 125 milhões e contempla ainda o levantamento de uma ponte sobre o Rio Coxipó. A construção da via está dividida em dois percursos, sendo um de 11 quilômetros, entre o rio e a Rodovia Emanuel Pinheiro, e outro de cerca de seis quilômetros, entre a Avenida Fernando Corrêa e o rio. Cada um desses processos é executado por uma empresa diferente, vencedores dos lotes do processo licitatório.