A gestão Emanuel Pinheiro avança nos investimentos para uma Saúde cada vez mais humanizada e que atenda a população nas bases, uma prova deste cuidado é o Programa Consultório Itinerante. Após ter as ações intensificadas pela atual administração, em apenas dois anos, a unidade móvel já percorreu cerca de 15 mil quilômetros e realizou mais de 28 mil atendimentos e acolhimento integral à população que não tem acesso aos serviços das Unidades de Estratégia da Saúde da Família.
Conforme o enfermeiro e responsável técnico pela unidade móvel, Marcelo Coelho, a exemplo dos 28 mil, os atendimentos são realizados pela equipe composta por um médico generalista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, um psicólogo, um agente administrativo e um motorista, em 14 comunidades, sendo sete rurais e sete terapêuticas (unidades de reabilitação social) com a oferta de atividades inerentes às unidades de Saúde da Atenção Básica.
“Levamos às 14 comunidades contempladas serviços como pré-consultas, consultas, atualização do calendário de vacinação, atendimento odontológico, entrega de kits de higiene bucal, medicamentos, exames laboratoriais entre outros procedimentos comuns às unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). Vale ressaltar que o último dia de atendimento sempre é destinado aos exames das pessoas que já foram atendidas. Tão logo fiquem prontos, retornamos para darmos andamento aos atendimentos como seria de praxe se este paciente tivesse sido atendido em unidades de Saúde convencionais”, frisou.
Para o coordenador do programa Consultório Itinerante, Ocelo Domingos, além de levar a humanização dos serviços em Saúde para pessoas que não teriam condições de buscar esse atendimento na zona urbana, o Itinerante também coleta informações sobre a população contemplada, observando suas carências e necessidades para posterior planejamento das ações da Secretaria de Saúde de Cuiabá.
“Além de levarmos a humanização dos serviços em Saúde para pessoas que não teriam condições de recebê-los devido à distância em que está da cidade, o Itinerante estabelece um vínculo entre os profissionais da Saúde e a população. Isso proporciona a troca de informações necessárias para posterior desenvolvimento de ações que contribuam para a democratização do conhecimento do processo saúde/doença e organização dos serviços e da produção social da saúde, visando cada vez mais a melhoria dos atendimentos para a população cuiabana, como preconiza o prefeito Emanuel Pinheiro”, explicou Domingos.
Nos próximos dias, moradores de seis comunidades, entre rurais e terapêuticas, serão beneficiados pelo programa. Ao todo, serão contempladas as comunidades rurais Pequizeiro, Raizama, Coivaras, Boa sorte e as terapêuticas, Lar Feminino e Help Vidas.
Confira o calendário dos próximos atendimentos do Consultório Itinerante
21/01 – (Atendimento) comunidade terapêutica, Lar Feminino
22/01 – (Coleta) comunidade rural, Pequizeiro
23/01 – (Atendimento) comunidade rural Pequizeiro
24/01 – (Coleta) comunidade rural, Pequizeiro
25/01 – Fechamento Relatório pendente
28/01 – (Atendimento) comunidade rural, Raizama
29/01 – (Coleta) comunidade rural Raizama
30/01 – (Coleta) comunidade rural, Raizama
31/01 – (Atendimento) comunidade terapêutica, Help Vidas
01/02 – (Coleta) comunidade terapêutica, Help Vidas
04/02 – (Atendimento) comunidade rural, Coivaras
05/02 – (Coleta) comunidade rural coivaras
06/02 – (Atendimento) comunidade rural, Boa Sorte
07/02 – (Coleta) comunidade rural, Boa Sorte
08/02 – Fechamento de relatórios