Diversos pontos de Cuiabá ficaram alagados nesta quarta-feira (3) devido a chuva forte registrada durante toda a manhã.
A Avenida das Flores, no Bairro Jardim Cuiabá, ficou alagada e o Corpo de Bombeiros foi acionado para ajudar especialmente motoristas que ficaram ilhados no local.
Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) desviaram o trânsito para evitar que mais veículos entrassem na avenida.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, um homem com deficiência física precisou ser retirado de uma casa localizada no Bairro Sangri-lá, em Cuiabá, após o imóvel ficar alagado. O homem, que é cadeirante, não conseguia sair do local sozinho.
Outro local de alagamento foi na trincheira do viaduto do Bairro Tijucal. Agentes da Semob desviaram o fluxo de trânsito do local.
Conforme a Prefeitura de Cuiabá, na manhã desta quarta-feira, em apenas uma hora, choveu mais da metade da média esperada para todo o mês de abril.
Segundo o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, coronel Paulo Wolkmer, na primeira hora de chuva, foram registrados 65 mm de precipitação, o que é considerado um volume de intensidade muito forte. A norma climatológica esperada para todo o mês de abril é de 117,8 mm.
Mais de 15 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil somente pela manhã. Em casos de chuva com forte intensidade, as consequências são alagamentos, inundação e enxurradas.
Para a população que reside em área de risco, próximos a córregos e Áreas de Preservação Permanente (APP), é importante colocar seus pertences em locais elevados, documentos pessoais em sacos plásticos para evitar que molhe, conforme orienta a Defesa Civil.
Já a comunidade que está no centro da cidade e precisa atravessar ruas, em casos de alagamento e enxurradas, é fundamental buscar locais abrigados, como de alvenaria.
Viaduto em Cuiabá alaga durante temporal e é interditado
O Viaduto Walter Rabello, que fica no Complexo Viário do Tijucal, em Cuiabá, ficou alagado durante um temporal nesta quarta-feira (3) e foi interditado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
De acordo com os agentes de trânsito, os dois sentidos do complexo foi fechado por causa do alagamento e dificuldade dos veículos em transitarem pelo local.
Não há previsão de liberação das vias.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas últimas 24 horas a capital registrou 23 mm de precipitação.
O local em que mais choveu, segundo o levantamento, foi a Serra de São Vicente, com 37 mm de chuva.
Em uma hora, chuva em Cuiabá atinge metade da média esperada para abril