Caminhões modernos potencializam serviço de poda de árvore em Cuiabá

Os veículos possuem fibras isolantes no braço articulado, eliminando riscos de acidente em contato com a fiação elétrica

Fonte: CenarioMT

caminhoes modernos potencializam servico de poda de arvore e dao maior seguranca ao trabalhador
Emanoele Daiane

Importante para manter o bom visual da cidade e também evitar transtornos à população, o serviço de poda de árvores foi melhorado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). Um exemplo desse avanço é a utilização de caminhão com cesto aéreo na execução dessa atividade, que ocorre desde 2022.

Neste momento, a Limpurb conta com dois veículos deste tipo que, além de dar mais celeridade ao serviço, também oferecem maior segurança aos trabalhadores. Os caminhões possuem ainda sistema de rastreamento, que permite o acompanhamento em tempo real de toda a rota percorrida pelas equipes.

Outra característica dos caminhões é a presença de fibras isolantes no braço articulado, eliminando riscos de acidente em possível contato com a fiação de energia elétrica. Somado a isso, os servidores que atuam diretamente na poda de árvores recebem treinamento sobre segurança do trabalho e técnicas de manejo das ferramentas.

“Isso faz parte do plano de modernização desenvolvido pela gestão Emanuel Pinheiro, que alcança tanto o administrativo quanto o operacional. Com isso, estamos melhorando as condições de trabalho dos nossos servidores e, ao mesmo tempo, fazendo com que os serviços cheguem com qualidade ao cidadão”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

RESULTADOS

A Limpurb finalizou o ano de 2022 como uma média mensal de mil procedimentos de poda e corte responsável de árvores realizados em espaços públicos da Capital. O trabalho é executado por meio de quatro equipes especializadas que, diariamente, são distribuídas pelas regiões da cidade.

Considerado fundamental para conservação e melhoria da paisagem urbana, os serviços são feitos, minimizando os riscos parciais ou integrais de árvores e galhos. Ambos são feitos seguindo as determinações da Lei Complementar 004/92 e do Decreto Municipal 5.144/2012, alcançando exclusivamente vias e logradouros públicos.

Os galhos e troncos das ações realizadas pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos são transformados em adubo para aproveitamento da própria Prefeitura de Cuiabá. O processo de mudança do resíduo que seria descartado para um material totalmente sustentável é realizado no Horto Florestal Tote Garcia.