Através da Defensoria Pública, mãe consegue autorização judicial para filha participar de festival de dança internacional

A mãe da menor, Khettlyn Luana da Silva Moraes, precisou procurar o atendimento do Núcleo da Infância e Juventude para pleitear uma autorização judicial para a viagem

Fonte: CenárioMT

institucional imagem pq Institucional id 1245

O Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria Pública em Cuiabá foi o acionado para uma emocionante demanda que envolveu a busca por autorização da justiça, visando a confecção do passaporte e autorização de viagem de uma jovem. A genitora da adolescente, Khettlyn Luana da Silva Moraes, residente na capital mato-grossense, procurou a Defensoria Pública em busca de suporte legal para permitir que sua filha participasse de um festival de dança internacional em Doha -Qatar e na China.

Khettlyn, é uma dançarina do grupo regional de dança “Flor Ribeirinha”. Seu talento e dedicação a levaram a receber um convite especial para se apresentar em um festival de dança na cidade de Doha, no Catar, e posteriormente na China. No entanto, havia um desafio considerável a ser superado – a ausência do consentimento paterno para a viagem, já que o genitor da adolescente estava em local incerto e não sabido.

A mãe da jovem, Lucimara Domingas da Silva, buscou o auxílio da Defensoria Pública para obter a autorização necessária da justiça.

A equipe do Núcleo da Infância e Juventude iniciou imediatamente o processo, conseguindo identificar onde se encontrava o genitor, que foi intimado e concedeu o consentimento para que a adolescente pudesse viajar.

De acordo com a Defensora Pública que atuou neste caso, Claudinéia Queiroz, “havia a necessidade de suprir judicialmente o consentimento paterno, ainda mais se tratando de viagem internacional, era importante localizar o genitor”.

Lucimara ainda destaca que o “sentimento de muita alegria e muita emoção, por ver minha filha conhecer o mundo e poder representar nosso Brasil, nossa Cuiabá, nossa cultura popular brasileira, na Coréia, através da dança”. Gestor cultural e diretor artístico do grupo de Siriri Flor Ribeirinha, Avinner Brandão, ressaltou a importância da ação rápida da Defensoria Pública para o êxito da viagem da jovem:

“A Defensoria abraçou toda essa dificuldade para que nós pudéssemos saná-la e assim conseguir, né, por meios legais, a autorização da viagem, celeridade e permissão de passaporte da Kathleen, então deu tudo certo, graças a esse olhar sensível da Defensoria, nós conseguimos desenrolar toda essa situação e ela está aqui brilhando nos palcos, mostrando a nossa cultura popular para o mundo e agora consagrando o grupo Flor Ribeirinha a Tetra Campeão Mundial de Danças Folclóricas”.

O grupo folclórico venceu no último dia 9, a competição ‘Cheonan World Dance Festival’, na Coreia do Sul, se tornando tetracampeão mundial de folclore.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.