Cuiabá tem seis casos de coronavírus em investigação, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) divulgadas nesta sexta-feira (13). Os demais casos estão em Tangará da Serra (1), Lucas do Rio Verde (1), Araputanga (1) e Nova Xavantina (1). Além disso, foi excluído um caso em Várzea Grande por não preencher critérios de definição para Covid-19.
Os nove pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para locais onde há a circulação do novo vírus. Até o momento, as equipes de vigilância monitoraram um total de 23 ocorrências em Mato Grosso. Ainda de acordo com a Nota Informativa da Secretaria de Estado, sete casos foram descartados e sete foram excluídos.
O casos suspeito em Tangará da Serra ainda não foi divulgado pelo Governo do Estado, mas confirmado pelo prefeito Fábio Martins Junqueira. As atualizações da SES ocorrem sempre ao final do dia.
“Estamos com um caso suspeito de Infecção por coronavírus em investigação, o mesmo foi notificado às 18h de sexta-feira. Paciente encontra-se estável e ficará em quarentena de 14 dias domiciliar, sendo monitorado diariamente pela vigilância epidemiológica”, disse a responsável técnica do órgão, Juliana Herrero da Silva.
Em razão de não ter nenhum caso confirmado em território mato-grossense, não há recomendação para fechamento de locais com concentração de pessoas, como escolas, cinemas e bares.
Mesmo sem casos confirmados em Mato Grosso, muitas pessoas têm buscado se proteger. Farmácias de Cuiabá estão enfrentando a falta de álcool em gel e máscaras.
No entanto, vale lembrar que ainda não há evidências que as máscaras tem real eficácia para prevenir as transmissões do vírus. No mínimo, podem ser utilizadas para minimizar o risco de respingos de saliva.
Contudo, outras farmácias que ainda possuem estoque adotaram algumas medidas na hora de vender esses produtos. Uma, por exemplo, só vende 50 máscaras e um recipiente de álcool em gel por cliente.