Cuiabá registrou temperatura mais alta do país

Fonte: Jornal A Gazeta

Prefeitura estuda decretar situação de emergência por conta das queimadas e tempo seco em Cuiabá 2020 08 13 12:33:35
Luz Alves

Cuiabá registrou na quinta-feira (13) a segunda maior temperatura entre todos os municípios do país nas últimas 24 horas, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Atingindo os 39º C, só ficou atrás da cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, que alcançou 41,4º C.

 

Além disso, o órgão emitiu alerta laranja para toda a região que compreende Mato Grosso quanto à umidade relativa do ar, que significa situação de perigo, quando o índice varia de 20% a 12%. As duas condições, aliadas ao vento típico desta época do ano, são ideiais para ampliar os focos de incêndio. A consequência é o ar enfumaçado que a população da região metropolitana amanheceu respirando ontem. Por enquanto, não há previsão de chuvas.

 

As queimadas que devastam o Pantanal em Mato Grosso há vários dias, junto aos incêndios urbanos, estão castigam moradores de Cuiabá e Várzea Grande. Na manhã de quinta, nem mesmo o sol brilhou direito diante de tanta neblina tóxica e o dia ficou cinza. No ar, o cheiro de queimado também ardia as narinas. A situação desagradável foi alvo de muitas fotos e comentários nas redes sociais.

 

Com pouca visibilidade, a fumaceira interferiu até em partidas de aviões do Aeroporto Internacional Marechal Rondon,

segundo site da Infraero. Os prédios espalhados pelas cidades ficaram quase que invisíveis e as portas das casas, cheias de foligem.

 

Na avenida do Historiador Rubens de Mendonça (CPA), Rafael Soares estava parado fazendo imagens no celular para enviar à família no Nordeste. Morando na Capital há pouco tempo, esta é a primeira vez que vê esse tipo de fenômeno. Para mim, é novo. Achei muito incrível e bem impressionante mesmo. Apesar de ter se impressionado com a situação, afirma que já sente impactos na saúde, como dificuldades para respirar e ardência no nariz.

 

Adelson Dutra está acostumado a fazer sua caminhada todos os dias, mas ontem, ele destacou que a situação na cidade impactou diretamente na atividade. A fumaça atrapalha a visualização, arde os olhos e dificulta a respiração.

Sheila Cristina Silva afirma que a situação é preocupante, ainda mais com os sintomas da época parecidos com os da covid-19. As pessoas não têm consciência e, agora, com essa doença, precisamos usar máscara, o que dificulta mais a respiração nesta época do ano.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.