Cuiabá planta 53 ipês em homenagem a vítimas de feminicídio

Fonte: CENÁRIOMT

Ipe - Fotos do Canva1
Cuiabá celebra memória e luta contra feminicídio com plantio de 53 ipês

Em um ato simbólico de luto e memória, 53 mudas de ipês serão plantadas no Parque Tia Nair, em Cuiabá, nesta sexta-feira (28), a partir das 8h. A homenagem é dedicada às 53 mulheres vítimas de feminicídio em Mato Grosso entre 2024 e 2025, um crime que define o assassinato de mulheres motivado por violência doméstica ou discriminação de gênero.

A escolha do ipê, árvore nativa da Mata Atlântica, simboliza a força e a resiliência das mulheres. A promotora de Justiça Claire Vogel Dutra destaca que a ação busca honrar a memória das vítimas e alertar a sociedade sobre a gravidade do feminicídio.

Mato Grosso registrou 47 casos de feminicídio em 2024 e seis nos primeiros meses de 2025. A iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) visa impactar a sociedade e promover a conscientização sobre a violência de gênero.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!