Cuiabá faz novas contratações e soma 1.940 Cuidadoras de Alunos com Deficiência

Fonte: CENÁRIOMT

Cuiabá faz novas contratações e soma 1.940 Cuidadoras de Alunos com Deficiência

A Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), contratou nos meses de julho e agosto deste ano, 240 novas Cuidadoras de Alunos com Deficiência (CADs).

Agora, são 1.940 profissionais que acompanham no turno escolar crianças público alvo do Atendimento Educacional Especializado.

[Continua depois da Publicidade]

Atualmente, são 2.645 crianças atendidas diariamente nas unidades educacionais de Cuiabá.

“A ampliação do quadro de profissionais, em apoio às crianças que não possuem autonomia para alimentação, higienização e locomoção, atende pedido do prefeito Abilio Brunini e da primeira dama Samantha Iris”, revela o secretário municipal de Educação, Amauri Monge.

[Continua depois da Publicidade]

A coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, professora Neuraides Ribeiro, explica  que a disponibilização do profissional de apoio para atendimento da criança com deficiência é regido pela nota técnica 19/2010 do Ministério da Educação e pelo parecer 50, homologado em 2024 pelo Conselho Nacional de Educação assegurando o profissional de apoio aos estudantes com TEA, conforme descrito no artigo 3°, inciso XIII, da LBI: […] XIII – Profissional de apoio escolar: pessoas que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todos as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas.

“A necessidade do profissional de apoio está definida nestes documentos. Estamos trabalhando para cumprir rigorosamente essas regras”, disse.

Para a criança ter o acompanhamento do profissional de apoio CAD – Cuidador, é necessário que o família ou responsável entre em contato com a direção escolar, disponibilize os laudos e documentos, bem como se a criança tiver algum comportamento atípico, a equipe gestora tem autonomia para, a partir da autorização dos pais ou responsáveis, solicitar a presença da equipe de avaliação multidisciplinar formada por psicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagoga da Secretaria de Educação.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]