Uma onda de calor intenso tem castigado Mato Grosso, com Cuiabá liderando o ranking das cidades mais quentes do Brasil. Na quinta-feira (15), a capital mato-grossense registrou a temperatura máxima de 41°C, estabelecendo um novo recorde para 2024.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), oito das dez cidades mais quentes do país estão localizadas em Mato Grosso, com Diamantino (39,5°C), Rosário Oeste (39,1°C), Santo Antônio do Leverger (39°C), Rondonópolis (39°C) e São José do Rio Claro (39°C) também registrando temperaturas elevadas.
A baixa umidade do ar, que pode chegar a 10% em algumas regiões, agrava a situação e aumenta o risco de incêndios. O Inmet emitiu um alerta de grande perigo para Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis, Jataí (GO) e Três Lagoas (MS).
Para esta sexta-feira (16), as temperaturas em Cuiabá devem permanecer altas, com previsão de chegar a 40°C. A população é orientada a tomar cuidados para evitar problemas de saúde relacionados ao calor, como se hidratar frequentemente, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e utilizar protetor solar.