Cuiabá é a terceira capital do país com as piores calçadas, aponta pesquisa

Fonte: Rafael Medeiros, TV Centro América

11 244
Foto: TV Globo / Reprodução

Cuiabá é a 3ª cidade do país com as piores calçadas, de acordo com o relatório Campanha Calçadas do Brasil. Numa escala de 0 a 10, a capital recebeu a nota 4,52, que é considerada muito ruim. Em primeiro lugar está Belém e, em segundo, Fortaleza. São Paulo, segundo o levantamento, tem as calçadas em melhores condições.

O Bairro Araés lidera o ranking, com as piores calçadas. De um lado tem areia e cascalho e, do outro, o pedestre divide o passeio com o carro estacionado e também com mato alto e entulhos.

A pesquisa avaliou a qualidade do piso, largura do passeio, inclinação e degraus e a existência de barreiras e rampas de acessibilidade.

Desde quando sofreu um AVC, o aposentado Bernardo Neves precisa usar a cadeira de rodas para se locomover.

“Você tem que dividir a calçada com carro. A calçada aqui não vale nada. Não tem calçada, tanto no bairro como no centro”, disse.

Em Cuiabá, é comum encontrar calçadas com buracos, que são quase uma armadilha, e ruas desniveladas.

Quem é o responsável pela manutenção das calçadas é o proprietários. O município até tem disponível um plano que orienta a população sobre construções de passeios. Alguns até seguem.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município, Renivaldo Nascimento, disse que o município tem consciência dos problemas de mobilidade urbana.

“É uma cidade antiga, que não foi planejada, mas posso garantir que todos os novos empreendimentos, já há algum tempo, só é aprovado se as calçadas estiverem de acordo com as normas. A legislação de tudo isso aí é do poder público junto com os municípes”, afirmou.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!