Uma menina de 5 anos foi esquecida dentro de um carro trancado pelos próprios pais, enquanto eles curtiam a festa da virada do ano, em Barra do Bugres- Mato Grosso.
Segundo levantamento da redação do CenárioMT, os policiais militares foram acionados e encontraram a criança dentro do carro fechado em uma praça da cidade. A menina estava desesperada e chorava copiosamente.
Os militares conseguiram acalmar e auxiliaram a vítima, que conseguiu abrir uma das portas do Fiat Uno. Quando a criança já estava no colo de um dos policiais, os pais apareceram no local, em visível estado de embriaguez alcoólica.
Eles falaram que haviam esquecido a filha dentro do veículo e foram presos em flagrante pelo crime de abandono de incapaz. A menor foi entregue ao Conselho Tutela de Barra do Bugres.
Abandono de incapaz
Abandono de incapaz é como popularmente é chamado o crime previsto no artigo 133 do código penal brasileiro.
O artigo 133 é empregado mediante abandono de indivíduo vulnerável sob sua vigilância, autoridade, guarda ou cuidado; sendo, por definição, incapaz de se defender dos riscos assumidos na condição do abandono.
O abandono de incapaz é um crime de grande seriedade e passível de punições legais. Os criminosos condenados pelo artigo 133 estarão sujeitos a sofrer pena.
A pena pode variar por qualquer conjunto de tempo entre três meses e cinco anos.
O crime exige a reclusão do responsável e não apresenta direito à fiança, sendo assim um crime inafiançável.