Credencial para pessoa com autismo é emitida de forma virtual pelo Detran de Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Estacionamento para autista, foto de estacionamento, laço autismo
Credencial para pessoa com autismo é emitida de forma virtual pelo Detran de Mato Grosso | Foto: Divulgação

Desde dezembro de 2024, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) emitiu mais de mil credenciais de estacionamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa é uma parceria com a primeira-dama Virginia Mendes, idealizadora do programa SER Família Inclusivo.

A emissão da credencial de estacionamento para pessoas com TEA pode ser feita de forma virtual, como explica a Diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Adriana Carnevale.

Direito garantido por lei

A credencial de estacionamento para uso das vagas reservadas é um direito garantido por lei federal e regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito.

Iniciativa facilita a mobilidade

A servidora pública Veneranda Acosta, que faz uso da credencial, ressalta que a iniciativa do governo de Mato Grosso é importante para facilitar a mobilidade da pessoa com TEA.

Selo adesivo autista a bordo

Além da credencial, o Detran-MT também disponibiliza o selo adesivo “autista a bordo”, que identifica veículos que transportam pessoas com o transtorno.

Emissão com a Carteira de Identificação do Autista

Adriana Carnevale explica que tanto o selo quanto a credencial podem ser emitidos pelas pessoas que possuem a Carteira de Identificação do Autista, fornecida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!