A Vigilância Sanitária, Procon, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar seguem empenhados na operação de fiscalização dos estabelecimentos comerciais com atendimento noturno da cidade, como também, em áreas públicas que contém aglomerações ou pessoas que não utilizam a máscara facial. A população tem colaborado por meio de denúncias.
Somente neste sábado (18) e domingo (19), a Guarda Civil Municipal registrou 35 ligações relacionadas ao novo coronavírus. As rondas são intensificadas nos finais de semana, principalmente para verificar o cumprimento do Código Sanitário Municipal, as normas estabelecidas em seus artigos e o Decreto Municipal 161/2020, que determina o toque de recolher (22h às 5h), assim como o fechamento dos estabelecimentos comerciais às 21h30, como medida temporária para prevenção dos riscos de disseminação da doença.
O número de pessoas contaminadas tem subido a cada dia e, tanto a Prefeitura quanto as Forças de Segurança estão preocupados. A gestão alerta para que os comércios mantenham as medidas de segurança como distanciamento, disposição de álcool em gel e higienização dos ambientes, cobrando sempre a utilização de máscaras faciais pelos clientes e funcionários.
Mas, principalmente, que a população se conscientize, que só saia de casa em casos de extrema necessidade, que idosos e crianças se resguardem. A atenção também deve ser quanto as festas particulares, que pode ser um grande disseminador da Covid-19.
A decisão do Poder Executivo é baseada na situação de pandemia que assola o país, bem como o aumento dos casos de pessoas contaminadas pelo Coronavírus em Sinop.