O Superior Tribunal de Justiça (STJ) realiza nesta terça-feira (15) uma sessão crucial para definir os nomes que concorrerão às duas vagas de ministro, abertas em decorrência da aposentadoria das ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães. A disputa é acirrada, com 40 membros do Ministério Público e 16 desembargadores de Tribunais Regionais Federais (TRFs) na disputa.
Mato Grosso conta com dois representantes na disputa pela vaga reservada ao Ministério Público: os procuradores de Justiça Alexandre de Mattos Guedes e José Antônio Borges. A ordem da lista foi definida pelo Conselho Superior do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).
O Pleno do STJ irá escolher duas listas tríplices, uma para cada vaga. Em seguida, as listas serão encaminhadas ao presidente da República, que indicará um nome de cada lista para passar por sabatina no Senado Federal. Após a aprovação do Senado, os escolhidos serão nomeados ministros do STJ.
O STJ é composto por, no mínimo, 33 ministros, que são nomeados pelo presidente da República entre brasileiros com mais de 35 anos e menos de 70 anos. A composição do tribunal é definida na Constituição Federal, que estabelece que um terço das vagas seja destinado a membros do Ministério Público, um terço a desembargadores federais e outro terço a desembargadores estaduais e advogados.