O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), deu início na última quarta-feira (16.11), ao evento de Certificação Nacional de Cães. As etapas para a certificação estão sendo realizadas em Pontes e Lacerda. A certificação é obrigatória para o cão se tornar apto para participar de operações.
O evento é promovido pelo Comitê Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães da Ligabom. A edição de 2022 é a terceira realizada pelo CBMMT e fecha o calendário anual de certificações. As atividades visam testar as habilidades dos cães, que passam por acompanhamento desde pequenos, até o momento que são testados para a certificação. Participam das provas sete binômios, dos estados de Mato Grosso, Bahia e Pernambuco.
As atividades terão três dias de duração com avaliações nas modalidades urbanas e rurais, com provas de busca rural e urbana de pessoas vivas, além de remanescentes mortais em ambas as áreas.
Em sua fala o Tenente Coronal Marcondes destacou a importância e seriedade das provas e certificações: “A grande importância de tudo isso, é que é uma forma da gente avaliar os cães. Os cães passam por todo um processo de treinamento desde filhote. O treinamento começa cedo e leva em média um ano e meio a dois anos de preparação para que o animal esteja apto a participar de uma prova. Então é essa prova que vai definir se o cão está apto ou não a trabalhar em ocorrências reais, por isso a seriedade disso. Uma vez o cão aprovado, nós estamos dizendo para a sociedade, dando a nossa chancela de que o cão tem as condições mínimas necessárias para trabalhar em uma ocorrência real da natureza em que ele passar. Se ele for aprovado em uma atividade rural, ele está habilitado para ocorrências de natureza rural, se for aprovado na urbana estará habilitado para buscar urbanas”, declarou.
Ao todo, o CBMMT possui 21 cães operativos, sendo a corporação com o maior número de cães certificados do país.
Todas as provas são feitas em formato de simulação da realidade, histórias são criadas com obstáculos e espaços adequados, onde ocorrências aconteceram no passado.